Qual a Temperatura Certa para os Idosos?

Temperatura certa para os idosos Nos meses mais frios do ano, quando as temperaturas são mais baixas, a queda de chuva, os ventos fortes e a formação de gelo e até de neve podem ser um problema para os mais idosos e para os seus cuidadores. Além disso, os idosos, a par das crianças, são as pessoas que mais sofrem com a chegada do inverno.

Impactos do Envelhecimento no Corpo

O envelhecimento leva a que o corpo reaja de diferentes formas quando sujeito a situações de variação extrema da temperatura ambiente. Como resultado, é inevitável que o metabolismo desacelere com a idade, o que leva a que seja mais difícil manter a temperatura do corpo.

Quando Chega o Inverno

Todos os anos, com a chegada do inverno, falecem inúmeras pessoas devido à hipotermia – metade delas tem mais de 70 anos de idade. As pessoas idosas são mais suscetíveis de sofrerem de hipotermia porque, geralmente, têm menos gordura, uma menor circulação sanguínea e um metabolismo mais lento. Mesmo no interior da sua própria casa, o idoso pode sofrer de hipotermia.

Razões Biológicas

A ideia de que os mais velhos são friorentos tem razões biológicas que a justificam. Ao haver uma menor capacidade para reter calor, os idosos mais facilmente ficam expostos a situações de hipotermia e tremores. Além disso, a sensibilidade térmica da sua pele é mais reduzida, o que implica uma resposta mais tardia ao frio. Prevenir e proteger contra o frio é, portanto, o melhor remédio.

Estratégias para Proteger os Idosos do Frio

Num ambiente tão adverso, familiares e cuidadores devem implementar várias estratégias para manter os idosos seguros e confortáveis.

Manter a Temperatura Ambiente

Uma das principais recomendações, seja em casas particulares ou lares da terceira idade, é que a temperatura ambiente se mantenha amena. Os grandes aliados contra o frio dentro de casa são os aquecedores centrais, as lareiras ou os termoventiladores. No entanto, é importante não esquecer que estas formas de reter o calor entre quatro paredes podem também colocar em risco a segurança e saúde do idoso.

Vestuário Adequado

Para que a pessoa idosa não tenha frio, certifique-se de que ela anda agasalhada, tanto dentro como fora de casa. As roupas que os idosos vestem no inverno são determinantes para o seu bem-estar e conforto nos meses mais frios. As roupas deverão ser folgadas, secas e fabricadas com materiais que não façam transpirar, como o algodão e as fibras naturais.

Roupas e Acessórios de Inverno

É aconselhável que os idosos usem luvas, cachecóis, chapéus e casacos, de modo a estarem o melhor protegidos possível contra as condições climatéricas mais adversas. Também é muito importante usar um tipo de calçado quente e confortável. Em casa, os idosos também devem estar bem agasalhados e, ao dormir, podem usar um saco de água quente, embora com cuidado para não fazer queimaduras de pele.

Manter os Pés Aquecidos

Manter os pés aquecidos nem sempre é fácil, pois por estarem em contato com o chão, costumam ser os mais prejudicados na hora de se aquecer. No entanto, existem truques muito simples para manter os pés quentes no inverno, como usar as suas meias mais quentes, como as de lã e outros tecidos grossos. Use meias de lã grossa, ou que tenham ao menos 70% de lã, pois são as melhores para deixarem os pés bem aquecidos, e utilize calçado apropriado de inverno.

Cuidados Adicionais em Dias Agrestes

Nos dias mais agrestes, com muita chuva e vento, o melhor é que o idoso nem saia de casa. Caso tenha mesmo que ir à rua, deve vestir várias camadas de roupa e evitar andar muito a pé. Mantinhas, roupa térmica e confortável e chás quentes são companheiros inseparáveis, seja em casa própria ou numa residência para idosos. As mantas, cachecóis e xales devem estar sempre à mão.

Roupas Confortáveis e Bebidas Quentes

A roupa deve ser confortável para não prejudicar a circulação e devem ser servidas bebidas quentes, que previnem a desidratação ao mesmo tempo que mantém a temperatura do corpo.

Atente à Saúde do Familiar

Os cuidados a ter com a saúde dos idosos devem ser tomados em conta em todas as épocas do ano, mas, no inverno, devem ser redobrados. A alteração na temperatura, do quente para mais fresco, pode levar ao aparecimento de algumas doenças. Os idosos estão entre os grupos que mais sofrem com essas alterações das temperaturas, uma vez que o funcionamento do seu organismo já não é tão eficiente como o de um jovem.

Doenças Comuns no Inverno

Nesta época do ano, as principais doenças que atingem esta população são as respiratórias, causadas por vírus e alergias. Além disso, as dores reumáticas tendem a aumentar nos meses mais frios. A constipação é uma das síndromes geriátricas que gera mais complicações às pessoas idosas. A frequência deste mal aumenta principalmente depois dos 65 anos e afeta muito mais as mulheres do que os homens.

Evitar Locais com Muito Fluxo de Pessoas

Os ambientes fechados e lugares com muito fluxo de pessoas, como centros comerciais, salas de espetáculos ou estádios e transportes públicos, aumentam as possibilidades de contágio, pelo que convém evitá-los.

Cuidados de Higiene Importantes

Lave muito bem as mãos frequentemente e, em especial, depois de estar em contacto ou cumprimentar uma pessoa que possa estar infetada. Tente não tocar nos olhos, nariz ou boca se não tiver antes oportunidade de as limpar convenientemente, já que o vírus pode chegar até si após tocar em objetos contaminados. Se não tiver água, utilize um desinfetante de mãos, sem enxaguar após a lavagem.

A Pneumonia

A pneumonia é uma doença que consiste numa inflamação aguda do tecido pulmonar, caracterizada pela proliferação de microrganismos ao nível alveolar. A doença pode ser contraída no dia a dia, mas está também associada a ambientes de cuidados de saúde, ocorrendo por vezes em hospitais. A pneumonia pode ser causada por vários microrganismos diferentes, podendo estes ser bactérias, vírus, fungos ou parasitas. A doença desenvolve-se quando o sistema imunitário da pessoa está enfraquecido, quando uma grande quantidade de bactérias é inalada, sobrecarregando as defesas normais, ou quando ocorre a entrada para as vias respiratórias de um organismo particularmente infecioso.

Sintomas de Pneumonia

O sintoma mais comum de pneumonia é a tosse com expetoração, muco espesso ou com coloração alterada. Outros sintomas comuns de pneumonia incluem dor no peito, calafrios, febre, falta de ar, dor de cabeça, vômitos, diarreia, dores nos músculos e articulações. As principais complicações da pneumonia são baixos níveis de oxigénio na corrente sanguínea, pressão arterial baixa com risco à vida e abscesso pulmonar, que se forma quando uma pequena área do pulmão morre e se dá uma acumulação de pus no local, empiema, uma acumulação de pus entre o pulmão e a parede torácica, etc.

Alimentação e Higiene: Temperatura Certa para os Idosos

Assim, alimentar-se adequadamente, beber bastante água e praticar exercício físico são fundamentais. Manter a casa sempre limpa e arejada, evitar ambientes fechados com aglomeração de pessoas, evitar ficar perto de pessoas que fumem, ou, se fuma, tentar diminuir. Manter a higiene corporal e das mãos.

Observação das Inflamações das Vias Aéreas

Além disso, é sempre importante observar as inflamações das vias aéreas, como faringites, laringites, sinusites, alergias, rinites e gripe. Se aparecer qualquer um desses sintomas, procurar o seu médico. Mantenha o seu idoso sempre em segurança e vigiado.

Dicas Finais

Esperamos que estas dicas tenham sido de utilidade.

Receba dicas úteis sobre cuidados, conselhos e artigos entregues em sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber informações valiosas, apoio e inspiração na sua caixa de entrada, incluindo conselhos úteis sobre como cuidar de você e das pessoas que você ama.

Porque Alguns Idosos Mentem importância de uma alimentaçao Idosos na Vida Social Casa de acolhimento importância de uma alimentaçao manual do cuidador visitas abertas ao sitio da luz depressão e solidão em idosos Temperatura certa para os idosos Idosos a viver sozinhos AVC no idosos Doença Neuro Degenerativa idosos tornam-se difíceis manter os idosos ocupados doenças-terminais Casa perfeita idosos idosos com e sem dependência úlceras de pressão cuidados pessoais Qual o preco de lar idosos. nossos quartos.

Cuidados higiene

Desde ajuda com banho e higiene até caminhada e mobilidade, ajudamos com atividades da vida diária.

Qual o preco de lar idosos Porque Alguns Idosos Mentem importância de uma alimentaçao Idosos na Vida Social de acolhimento mportância de uma alimentaçao manual do cuidador visitas abertas ao sitio da luz depressão e solidão em idosos Temperatura certa para os idosos Idosos a viver sozinhos AVC no idosos Doença Neuro Degenerativa idosos tornam-se difíceis manter os idosos ocupados doenças-terminaisCasa perfeita idosos idosos com e sem dependência lar de idosos lisboa Cuidados de companhia nossos quartos

Cuidados assistidos

Oferecemos conforto, companhia e ajuda com transporte, refeições e tarefas domésticas básicas.

Você também pode se conectar conosco nas redes sociais!